Quem somos

O GPEEsC tem como proposta congregar professores de Educação Básica, pesquisadores,docentes de graduação e pós-graduação interessados em estudos e pesquisas sobre as práticas, as políticas e a produção do conhecimento em Educação Física escolar, esportes e lazer, buscando assim desenvolver/desvelar as relações destes com a economia, a cultura, a educação, as políticas sociais e a formação profissional.

Deseja contribuir na construção da importância da tomada de consciência do ato de educar pelo lazer e para o lazer desenvolvendo a necessária percepção das pressões oriundas do sistema e suas implicações na formação do indivíduo.

Busca ainda relacionar as manifestações do esporte dentro e fora da escola e suas influências na ação pedagógica docente no processo de ensino-aprendizagem e avaliativo, bem como a importância da indústria do esporte nas manifestações da cultura corporal.

membros do GPEEsC reunidosmembros do GPEEsC reunidosmembros do GPEEsC reunidos

Linhas de pesquisa

Perspectivas sociocultural
Esta linha pesquisa se destina a discutir o campo na perspectiva epistemológica da educação física buscando apontar saídas e estratégias para o desenvolvimento mais parelho entre as três subáreas: biodinâmica; sociocultural; pedagógico.
Educação física e lazer
Esta linha de pesquisa se destina a contribuir com a produção do conhecimento na construção da importância de tomada de consciência do ato de educar pelo lazer desenvolvendo a necessária percepção das pressões oriundas do sistema e suas implicações na formação do indivíduo.
Corpo e sociedade
Esta linha de pesquisa se destina a investigar as relações entre o corpo simbólico e a sociedade. Como as transformações históricas e os processos sociais interferiram e interferem nas representações sobre o corpo. Desse modo, as investigações recaem sobre as relações entre corpo e: tecnociência, bioascese, gênero, sexualidade, saúde, consumo, esporte, e lazer.
História e esporte
Esta linha de pesquisa se destina a analisar as relações entre o esporte e os acontecimentos sociais e culturais, na medida em que este fenômeno social moderno apresenta relações com outros campos de estudo. As investigações têm como base fontes escritas; fontes orais; imagens representativas.
Teorias pedagógicas e didáticas
Esta linha de pesquisa se destina a estudos que abordam as diversas nuances da pedagogia da educação física nos diferentes níveis de ensino. Assim, aprofunda a discussão acerca das teorias pedagógicas; aspectos didático-metodológicos; propostas curriculares de ensino; cotidiano escolar.